Pálpebras inchadas, o que fazer?

Você acordou e percebeu que sua pálpebra está inchada? Há vários motivos para isso acontecer, desde alergias, terçol, uso inadequado de lentes de contato ou conjuntivite, celulite ocular e herpes nos olhos. Antes de mais nada, é importante reforçar que qualquer sintoma incomum precisa ser investigado por um médico oftalmologista, pois o inchaço nas pálpebras também pode indicar doenças mais graves e que necessitam do acompanhamento médico especializado.

O inchaço nos olhos normalmente vem acompanhado de outros sintomas, como:
- Irritação e sensação de coceira;
- Olhos lacrimejantes;
- Vermelhidão;
- Secreção ocular;
- Ressecamento ou descamação das pálpebras;
- Dificuldade de enxergar;
- Dor (nesses casos quando se trata de uma infecção).

Principais causas do inchaço nas pálpebras:
- Alergias: quando o nosso organismo reage a substâncias das quais não está familiarizado, surgem as alergias.
- Conjuntivite: quando a membrana que cobre toda a região branca do olho inflama.
- Terçol: o terçol surge quando há a inflamação de glândulas presentes nas pálpebras, que podem estar entupidas ou terem sido infectadas por bactérias.
- Calázio: inchaço nas pálpebras provocado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo.
- Lesões: traumas, machucados e cirurgias plásticas também causam inchaço nas pálpebras.
- Blefarite: está associada ao crescimento excessivo de bactérias que vivem ao redor das pálpebras. Além do inchaço, ela provoca também a queda dos cílios.
- Bolsas palpebrais: inchaço devido à flacidez dos tecidos que formam as pálpebras, com o aparecimento da gordura palpebral.
- Herpes ocular: infecção causada pelo vírus Herpes simplex, que pode causar coceira, irritação e vermelhidão nos olhos, além de inchaço na pálpebra e aparecimento de bolhas próximas ao olho.
- Doença de Graves: trata-se de uma alteração na tireoide, que provoca o inchaço nas pálpebras e vem acompanhada de outros sintomas como coceira e visão dupla.

Sabemos que muitas crises de inchaço nas pálpebras podem ser resolvidas com compressas geladas, porém o mais seguro e recomendado é que você procure o seu oftalmologista. Apenas ele poderá investigar a raiz do problema e receitar a melhor forma de tratamento. Uma recomendação importante é que você evite tocar a região, pois pode agravar o quadro.

Precisa de um oftalmologista de confiança? Marque sua consulta no CETOE!

Estamos na Avenida José Benedicto de Figueiredo nº 240 – Vila Verde, Varginha/MG - WhatsApp: (35) 98873 4911.